A energia solar fotovoltaica é uma realidade cada vez mais presente nas casas brasileiras. Um crescimento que tem sido tão expressivo onde mostra que a energia solar é um investimento atrativo que conquistou vários brasileiros que desejam garantir economia na conta de luz e ainda contribuir com o meio ambiente.
Afinal, por que usar energia solar fotovoltaica?
Separamos aqui vantagens imperdíveis de gerar a sua própria energia em casa e o principal motivo é aproveitar esta oportunidade e fazer este investimento ainda em 2022.
Por que usar energia solar fotovoltaica?
A energia solar fotovoltaica é uma alternativa sustentável para gerar a própria energia. No Brasil, começou a crescer a partir de 2012, com a Resolução Normativa da Aneel que determina as regras para instalação e compensação de créditos.
A economia na conta de luz é um dos aspectos mais atrativos da instalação de energia solar, contudo, não é o único. Confira:
1. Economia na conta de luz
A redução da conta de luz é uma das principais vantagens em usar a energia solar fotovoltaica. Ao gerar a própria energia, você irá consumir o necessário na sua residência e ofertar o excedente para a concessionária de energia local.
Desse modo, a energia será aproveitada e você receberá uma compensação em formato de créditos debitados na conta de luz. Com isso, não há preocupação com as oscilações nas bandeiras tarifárias que são imprevisíveis e impactam nas finanças da casa.
2. ROI garantido
Esse tipo de energia é lucrativo porque há a segurança de ROI. O retorno de investimento da energia solar costuma ser de 4 a 6 anos e após esse período, com a economia na conta de luz, você recupera o valor investido.
3. Contribuição sustentável
Proveniente do sol, a energia solar é uma fonte limpa, renovável e sustentável. A energia solar é uma alternativa mais benéfica ao meio ambiente e seu crescimento já a torna a segunda principal fonte do mundo.
A maior fonte de energia no Brasil atualmente são as hidrelétricas. Ainda que sejam provenientes de uma fonte sustentável, elas prejudicam o ecossistema devido à instalação das usinas, que interferem na fauna e na flora locais. Por isso, diversificar a matriz energética é tão importante.
4. Valorização do imóvel
Um dos aspectos que aumenta a valorização dos imóveis em 10% a 30% é o investimento em medidas sustentáveis.
A energia solar se encaixa nesse quesito e pode ser uma boa forma de diferenciar o seu imóvel. Assim, caso queira alugar ou vender, por exemplo, terá argumentos para fazer negociações melhores.
5. Baixo custo de manutenção
Outro fator benéfico dos sistemas fotovoltaicos é o baixo custo de manutenção. Basicamente, o que precisa ser feito é a limpeza dos painéis solares para evitar que poeira ou outros detritos reduzam a capacidade de absorção.
6. Durabilidade do sistema
Os painéis solares contam com uma vida útil de 25 anos com 80% da capacidade original. O que significa que você ainda estará aproveitando a geração de energia solar mesmo depois de quitar o financiamento.
7. Sem impostos até 2045
Se você deseja investir em energia solar, saiba que o momento atual é perfeito se você quiser garantir os benefícios da compensação de créditos sem a inclusão da nova “taxação do sol”; o novo marco legal da energia solar.
Isso porque, em 2022, foi estabelecido o novo marco regulatório da energia solar através da Lei. 14.300. Entre as mudanças estabelecidas está o acréscimo de uma taxa para a energia solar, válida a partir das instalações em 6 de janeiro de 2023.
Ou seja, quem já possui um sistema de energia solar em casa ou fizer a instalação até a data limite, poderá usufruir das regras atuais, sem taxação, até 2045.
Não quer perder a oportunidade, não é mesmo? Fale com a BRG Solar.
Não perca tempo e simule agora mesmo a instalação do seu sistema fotovoltaico para aproveitar todas as vantagens imperdíveis que a energia solar oferece.